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sábado, 21 de novembro de 2009

Diagnostico Informal de Dislexia







PARA UM DIAGNÓSTICO INFORMAL DA DISLEXIA






FICHA INDIVIDUAL


DE OBSERVAÇÃO DE ALUNOS

COM DIFICULDADES DE LEITURA.

Nome da Escola Dependência Localidade





Idade Nível de Ensino Modalidade

Escolar Observações







Faça uma copia dessa planilha em sua impressora

e assinale, nos quadrinhos abaixo, as observações, verificadas na escola pelos professores ou em casa

pelos pais, quanto ao desempenho escolar e

atitudes do aluno(a):

(S)para SIM

(N) para Não.

Assinale um X no quadrinho [?] no caso de dúvida



I - SINTOMATOLOGIA ESSENCIAL:



[ ] [ ? ] Tem oito anos ou mais.

[ ] [ ? ] Tem atraso na leitura de dois ou mais anos com relação às crianças da

mesma idade

[ ] [ ? ] Sua velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto.

[ ] [ ? ] Comete erros freqüentes na leitura (omissões, substituições, inversões

de fonemas - vogais e consoantes sonoras)

[ ] [ ? ] Sua compreensão de texto é muito pobre.

[ ] [ ? ] Seu quociente de inteligência (Q.I) é normal ou superior.

[ ] [ ? ] Não apresenta perturbação sensorial.



II - SINTOMATOLOGIA ASSOCIADA:



[ ] [ ? ] Apresenta um baixo rendimento na área de ortografia.

[ ] [ ? ] Tem um rendimento baixo no cálculo matemático, especialmente a

multiplicação.

[ ] [ ? ] Apresenta movimentos involuntários associados, especialmente

quando lê e escreve)

[ ] [ ? ] Não gosta de ir à escola (Fracassa nas avaliações parciais, não gosta

do meio escolar, falta de motivação para aprendizagem)

[ ] [ ? ] Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta.

[ ] [ ? ] Apresenta erros freqüentes na escrita (omissões, substituições,

adições e inversões de letras)



III - FATORES DE PRÉ-DISPOSIÇÃO PARA DISLEXIA:



[ ] [ ? ] Apresenta problemas de lateralidade: esquerdo-direita, acima - abaixo

[ ] [ ? ] A Escola em que estuda não tem métodos eficientes e professores

habilidades. Diversas formas de dispedagogias ( Método ruim,

professor desqualificado)

[ ] [ ? ] Os professores têm detectado mais ou menos rápidos as dificuldades

de leitura do (a) aluno(a)

[ ] [ ? ] Não há uma orientação pedagógica ou Psicopedagógico adequada, na

escola, para a reeducação lingüística do(a) aluno(a)

[ ] [ ? ] Sua aprendizagem de leitura e escrita foi precoce, isto é, a verificou-se

no período da educação infantil..

[ ] [ ? ] O(a) aluno(a) tem apresentado alterações na fala (articulação de

fonemas e palavras), baixo nível de vocabulário, pobreza de expressão

oral e se comunica mais com gestos.

[ ] [ ? ] O meio familiar é desfavorável à aprendizagem da leitura.

[ ] [ ? ] Verificam-se dificuldades semelhantes em familiares.

[ ] [ ? ] Seu esquema corporal não é adequado à sua idade.

[ ] [ ? ] Apresenta dificuldades de concentração ou atenção durante as

atividades escolares, na escola e em casa.

[ ] [ ? ] Apresenta problemas de conduta escolar (indisciplinado, troca de

escolas, escolaridade insuficiente, distorção série/idade e internações)



IV - DIFERENCIAIS IMPORTANTES



[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de retardo mental

[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de transtorno

neurológico

[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência fonoaudiológica de problemas

de audição.

[ ] [ ? ] Não existe diagnóstico nem evidência médica de defeitos de visão



V - CRITÉRIOS PARA UM DIAGNOSTICO INFORMAL

(Psicopedagógico).



[ ] [ ? ] Apresenta dificuldade importante de leitura para captar sentido a

partir da leitura de textos escolares.

[ ] [ ? ] O rendimento na leitura é surpreendente menos do que o esperado,

dada sua escolarização e o rendimento geral em outras áreas

lingüísticas e escolares.





APRESENTAR OUTRAS INFORMAÇÕES QUE SÃO CONSIDERADAS RELEVANTES



A quantidade de resposta "SIM" determina o grau de dislexia encontrado.


Vicente Martins

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